quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Jovens leem SIM!!! Leem depoimentos e recados no orkut e facebook!

Você acha que é montagem? Não, não é! Nem tudo está perdido. Generalizar é um erro, ainda existem muitos que gostam de ler, mas a realidade é que nem metade dos jovens leem um livro por prazer. Isso é explicado facilmente com frases que já ouvi muitas e muitas vezes em minha sala de aula: "Pra quê?O que isso pode me trazer de benefício?" , "Não vou perder meu tempo, eu leio o resumo na internet", "Não consigo ficar muito tempo parado" e etc. Nem é que os jovens não "gostam" de ler, mas sim que eles preferem fazer coisas mais "construtivas".

Os jovens se preocupam com a aparência, com a popularidade (o que mais cobiçam), com os artistas "gatos" do filme do momento, com o parecer diferentes e ter identidade própria sendo que são absolutamente todos IGUAIS. Os jovens do século XXI querem sair, beber, mostrar que são independentes. Querem malhar e ser sarados, usar drogas, dançar bem. Pensam em marcas de sapatos e roupas.

É difícil conviver com tantos assim ao redor e continuar tendo personalidade e individualidade. Não sei onde a juventude ao meu redor vai parar. Eu me considero diferente. As vezes, estranha. Não consigo me adaptar aos outros de minha idade e quando consigo é por período limitado.


Em toda minha juventude conheci um jovem que gosta de Bossa Nova, e ainda mora em outra cidade, bem longe da minha. MPB e Rock nacional ainda ganham alguns poucos pontos.Estilos? Roupas? Ninguém pode usar mais algo fora da moda só porque acha bonito que vira piada.

Para finalizar, a rede Globo tem exibido minisséries maravilhosas. Capitu, sobre a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis foi uma das minisséries mais bem feitas que a Globo fez, adaptadas as século XXI com o intuito de fazer os jovens gostarem de Machado de Assis e clássicos nacionais. Em minha sala de aula ninguém além de mim assistiu. Som e Fúria, a mais engraçada e perfeita minissérie que eu já vi, um mesclado de teatro com obras de Shakespeare. Nenhum de meus amigos viu. Bom, assim eu encerro mais esse texto, que não foi uma dissertação como as outras, mas sim um “desabafo” de indignação.

E viva a cultura adolescente!


Endereço de um dos capítulos de Som e Fúria. Peça: Hamlet


http://www.youtube.com/watch?v=EOTIo_Q-Whk&feature=PlayList&p=08CAD5F15EF426BF&index=20






Nenhum comentário:

Postar um comentário